José Fernando Castro Gonçalves (Vila Nova de Gaia, 1963).
A) CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS, COMUNICAÇÕES, MESAS REDONDAS E MODERAÇÕES
-
Participação em Mesa redonda no encontro, 30 Anos em Coimbra, Auditório da Reitoria, Darq-FCTUC, Coimbra, 30 de Março de 2019.
-
Comunicação no Encontro de Escolas de Arquitetura sobre “O Ensino de Projeto”. Darq-FCTUC, Coimbra, 12 de Março de 2019.
-
Participação em mesa redonda para apresentação do livro “RUY D’ATHOUGUIA”, autoria de Graça Correia, Edições Afrontamento, p.20/22, Porto, Novembro de 2018. ISBN 978-972-36-1692-7. Faup, Porto, 14 de Fevereiro de 2019.
-
Moderação de mesa redonda Conversa Património Arquitectónico e Documental com os oradores Paula Silva, Gonçalo Byrne, Washington Fajardo. Evento integrado na exposição Infinito Vão, Casa da Arquitetura – Matosinhos, 19 de Janeiro de 2019.
-
Comunicação com peer-review “SLUM-UPGRADING - A NEW PLACE OF ARCHITECTURE” no 42nd IAHS World Congress on Housing, The housing for the dignity of mankind, organização Telematic University Pegaso, Centro de Congressos Frederico II, Nápoles, 10 - 13 de Abril de 2018. Co-autoria com Miriam Queiroz, candidata Programa de Doutoramento do DArq-FCTUC.
-
Moderação de mesa redonda no 2 RMB Conference 2018: Teaching through Design, Sessão 3 – Tools for Reuse of Modernist Buildings - Professional Practice, Organização RMB Erasmus Project, DARQ-FCTUC e CAPC. Convento de Santa Clara a Nova, Coimbra, 6 e 7 Abril de 2018.
-
Participação como orador na Conferência O que é um 20?. Organização NuDA/AAC , Darq-FCTUC, 8 de Março de 2018.
-
Participação e comunicação no colóquio “Desenhar em Viagem - Sete Percursos”, Darq-FCTUC, Coimbra, 28 de Fevereiro de 2018.
-
Organizador/moderador no evento "Arquitectura 3.0 – Networking Internacional" que ocorreu em Paris e foi promovido pela Fundação de Serralves. Reuniões na Chambre de Commerce et d'Industrie Luso-Française (CCILF) com promotores, construtores e investidores e moderação de Mesa redonda com arquitetos portugueses e franceses na École Spéciale d’Architecture - ESA 254 Boulevard Raspail (16 de Janeiro). Paris, entre 15 e 17 de Janeiro de 2018.
-
Participação e comunicação com prévia seleção no evento "Arquitectura 3.0 – Networking Internacional" que ocorreu em Estocolmo e foi promovido pela Fundação de Serralves. Reuniões na Embaixada de Portugal em Estocolmo com promotores, construtores e investidores e participação na Mesa redonda "A real conversation" moderada por Elizabeth Hatz com arquitetos portugueses e Suecos na School of Architecture and the Built Environment KTH Royal Institute of Technology . Estocolmo, entre 12 e 15 de Novembro de 2017.
-
Mesa redonda no Encontro de arquitetura – Escola de Coimbra, Auditório da reitoria da UC, Coimbra, 14 Setembro de 2017.
-
Comunicação com Peer-review com o título “Sacred Spaces – Meaning, Design, Construction” no V Congreso Internacional de Arquitectura Religiosa Contemporánea - CIARC- Arquitectura protestante y Modernidad Hitos, transferencias, perspectivas. Universidade de Santiago do Chile, Chile em 22 a 28 de Agosto de 2017. Comité organizador Esteban Fernández-Cobián, Universidade da Coruña (España); Rodrigo Vidal Rojas, Universidad de Santiago de Chile. Actas del Congreso Internacional de Arquitectura Religiosa Contemporánea 5 (2017) - http://www.arquitecturareligiosa.es/index.php/AR
-
ISCTE-IUL Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Conferência/aula aberta com o título “[re]inventar um lugar- Projetos, obras e viagens”, Lisboa, 10 Maio 2017.
-
Conversas CES – Cidades, Património e Viagem. Palestra com o título Experiência e conhecimento em Arquitetura, organização Cláudia Pato e Antonieta Leite – Sala 1, CES, Coimbra, 28.03.2017
-
Moderador do debate no seminário Tectónica e Estereotómica: 6 lições de cultura arquitetónica, com Prof. Paulo Providência, Prof. Francesco Defilippis, Eng. Edgar Brito, Darq-FCTUC, em 19 de Abril de 2016.
-
Comunicação na sessão Inaugural da exposição “Arquitetura e Obra” de Agostinho Ricca, Auditório da Biblioteca Almeida Garret, Porto, 15 de Outubro de 2015.
-
Conferência com o titulo “Léxperience de l’inconnu”, na Société Française des Architectes – SFA, Paris, 18 de Junho de 2015.
-
Orador no debate de lançamento da 5ª edição Habitar Portugal - HP12-14 – com o tema: Vale a pena Habitar Portugal? Organização OA, no Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, 26 de Maio de 2015.
-
Comunicação no colóquio Aprender com a Viagem, com o titulo “Arquitetura em tudo – Experiência do presente para a construção do futuro. A viagem de arquitetura”, Organização Darq, no Auditório da Faculdade de Direito da UC integrado nas celebrações dos 725 anos da Universidade. Em16 de Abril 2015.
-
Conferência na École Spéciale d’Architecture – ESA, com o título “Architecture et Voyage - Expérience et connaissance dans l'architecture portugaise”, Paris em 02 de Abril de 2015.
-
Apresentação/lançamento do livro Roteiros de arquitetura contemporânea, Porto e Norte de Portugal, Conceição Melo e Sérgio Jacques, Esencia del lugar/cultur, Porto, 2015 – Casa das Artes. Em 21 de Março de 2015.
-
Moderação de mesa – Colóquio Internacional 74-14 / O SAAL e a Arquitectura #, tema “Portuguesa”, com Alexandre Alves Costa e Daniele Vitale, Coimbra, Ces-Darq em 14 de Novembro de 2014.
-
Moderação de mesa no seminário internacional AEAULP de 2014, Arquiteturas do mar, da terra e do ar, Tema Arquitetura e Memória, FAUTL, Lisboa, 16 de Outubro de 2014.
-
Comunicação com o título “Arquitetura em tudo – Le Corbusier e as visões de futuro a partir de viagens por terra, mar e ar”, Seminário Internacional Arquiteturas do MAR, da Terra e do Ar – arquitetura e urbanismo na geografia e na cultura – AEAULP 13 a 15.10.2014, FAUTL em 15 de Outubro de 2014.
-
Conferência com o título “Arquitetura em Tudo: A viagem como ferramenta do conhecimento científico”, - aula inaugural da FCAATI, Universidade Lusófona, Porto, 10 de Outubro de 2014.
-
Apresentação da Exposição de Arquitetura - Porto Poetic – Porto Poetic Talks, Biblioteca Almeida Garret, Porto, 05 de Março de 2014. Participação na Mesa redonda com Mirko Zardini e Álvaro Siza, moderada pelo arquiteto Jorge Figueira.
-
Discurso inaugural de "Reabilitar a cidade (re)desenhando-a", Seminário Internacional A cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a, Casa das Artes Porto, 24 de Outubro de 2013.
-
Comunicação por convite na abertura do Seminário Internacional Património Cultural: economia e emprego, Casa das Artes, Porto, DRCN, 17 a 19 de Outubro de 2013.
-
“Porto Património Mundial: Reabilitação, Gentrificação, Turistificação” - Comunicação/debate, Porto Património Mundial: boas práticas de reabilitação urbana – ICOMOS, Sala Passos Manuel, Outubro de 2013.
-
Comunicação por convite no painel “O olhar do professor de projeto sobre o desenho”, Colóquio Internacional Arquitetura: o Desenho no processo de Projeto, FAUP, 16 e 17 de Setembro de 2013.
-
Comunicação “Notas sobre o património arquitetónico religioso”, Fórum de Arquitetura Religiosa: Novas (re)construções, novos desafios, Santuário do Sagrado Coração de Maria, Vila nova de Gaia, 7 e 8 Junho de 2013.
-
Comunicação “N41º – centro de arquitetura, criatividade e sustentabilidade - como promover e divulgar obras e projetos de investigação sobre temas emergentes da arquitetura e da cidade?”, Contentor e Conteúdo: intersecções entre Museologia e Arquitetura, FLUP, Porto, Maio 2013
-
Comunicação "Reabilitar para vender ou arrendar?”, Semana da Reabilitação Urbana, iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo – SRU, Auditório da Sede da OE Norte, Porto, 8 de Abril 2013
-
Comunicação “Nova arquitetura, urbanismo e infraestruturas para um desenvolvimento inteligente”, Foro Mundial Porto 21 - cidades e desenvolvimento sustentável, Serralves, Porto, Abril de 2013
-
Comunicação “Práticas de conservação do património arquitetónico do século XX”, Cuidar das Casas 2 – A conservação do Património do Século XX, Organização do ICOMOS Portugal, FAUP, FEUP – FAUP, Fevereiro de 2013
-
Paper com peer review da FCTUC para 40th IAHS World Congress on Housing – Sustainable Housing Construction, Funchal, Dezembro 16-19 de 2014, com o título “Housing – Design, Flexibility and constructive standard in XX Century Portuguese architecture”.
-
Apresentação do arquiteto Nuno Brandão Costa na abertura da Conferência por este proferida na Estratégia Urbana, Matosinhos, em 8 de Novembro de 2012.
-
Comunicação “Experiência e conhecimento na arquitetura portuguesa do século XX – a viagem e o seu registo como argumento”, no Seminário Internacional Palcos da Arquitetura, FAUTL, Lisboa, em 07 de Novembro de 2012.
-
Apresentação de Monique Eleb, Conferência por esta proferida na Casa da Musica em 26 de Outubro de 2012.
-
Moderação de mesa com o tema, “Cidade e Ciência III: Reabilitação Urbana - o Centro Histórico de Coimbra” integrada no seminário PATRIMÓNIO & REABILITAÇÃO URBANA, 1a Edição - 18, 19 e 20 de Outubro 2012: Reabilitação Urbana: os centros históricos. Mosteiro de Santa Clara, Coimbra 20 de Outubro de 2012.
-
Moderador de mesa em painel sobre o Ensino do projeto de Arquitetura no Seminário internacional “Ensinar pelo Projeto” – organizado pelo Darq- FCTUC, Coimbra, 27-29 de Setembro de 2012.
-
Comunicação sobre “Dissertação de Arquitetura” no Seminário internacional “Ensinar pelo Projeto” – organizado pelo Darq- FCTUC, Coimbra, 27-29 de Setembro de 2012.
-
Moderação de painel no EURAU 12 – Espaço público e cidade contemporânea, Simpósio Europeu de Investigação em Arquitetura e Urbanismo, FAUP, 12-15 de Setembro de 2012.
-
Comunicação “Reabilitação e Regeneração Urbana no Porto”, no Seminário Internacional sobre Reabilitação e Regeneração urbana, na Casa da Musica Porto, em 20 e 21 de Setembro de 2012. Evento realizado pela OASRN em colaboração com a OE/RN..
-
Comunicação por convite “O olhar do professor de projeto sobre o desenho”, Colóquio Internacional Arquitetura: o Desenho no processo de Projeto, FAUP, Porto, Setembro de 2012.
-
Conferência “Architetture”, na abertura da Exposição “Architetture”, na Chiesa dello Spirito Santo, com a apresentação de obras de arquitetura próprias realizadas nos últimos 5 anos. Facoltà di Architettura "Aldo Rossi" di Cesena, Università "Alma Mater Studiorum" di Bologna, Cesena, 4 Junho de 2012.
-
“The effects of patronage on architectural production”, comunicação com peer-review no Symposium MODERN CATHOLIC SPACE, Mount Street Jesuit Centre, conf. Londres Dezembro 2011.
-
Moderador de mesa na Sessão 5 – Designing for wine: Wine and Tourism, no XXXIV Worl Congress of Vine and Wine, organizado pelo Ministério da Agricultura e Um Porto para o Mundo - Associação para o Congresso OIV 2011, Centro de Congressos da Alfândega, Porto, 20 a 27 de Junho de 2011.
-
Moderador da mesa redonda ODAM, 60 anos depois, organizado pela OASRN, Porto, em 18 de Junho de 2011.
-
Comunicação com o título “Construção em Madeira – pré-fabricação e arquitetura”, no 1.º Congresso Ibero-Latino Americano da Madeira na Construção, CIMAD 11, organizado pela FCTUC, LNEC, UM, IPCB, UPM, USP, U. Concepción, realizado no Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, Coimbra, 7 a 9 de Junho de 2011.
-
Conferência com o título ”Percorrer, Significar – Três projetos”, nas Jornadas de Arquitetura …Saber considerar, saber ver e… Arquitetura, promovidas pela Faculdade de Arquitetura e Artes e pelo Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design da Universidade Lusíada de V. N. Famalicão, 07 e 08 de Abril de 2011.
-
“Cuidar das Casas. A Manutenção do Património Corrente”, Cuidar das Casas, Organização do ICOMOS Portugal, Biblioteca Almeida Garret, Porto, 25 de Fevereiro de 2011. [IV.2.1.1 - B 24]
-
Conferência sobre “Arquitectura e Viagem” na Universidade UniRitter, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Porto Alegre, 20 de Novembro de 2010.
-
Comunicação no Seminário Internacional “Da Baixa Pombalina a Brasília – iluminismo e contemporaneidade em países e espaços de Língua Portuguesa, com o artigo “O espaço de Fronteira como gerador de Urbanidade”, com Nuno Travasso, UFRJ-FAU, Rio de Janeiro, 16 a 19 de Novembro de 2010.
-
Conferência com o título “Sobre a construção em vidro – a propósito de um edifício comercial em ferro e vidro”, no Ciclo construir em vidro, organização da Oasrn, com Coordenação Científica externa de José Gigante e Nuno Valentim, Palácio das Artes, em 19 de Junho de 2010.
-
Comunicação com o título “Utopia ou Pobreza – o Desenho da Cidade Moderna Portuguesa”, publicado nas Actas do 1 Seminário Internacional Uma Utopia Sustentável – Arquitectura e Urbanismo no espaço lusófono: que Futuro?, Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa, Fautl, 20 de Abril de 2010. ISBN 978-972-9346-19-4.
-
Comunicação no colóquio Máquinas de Habitar: 23 casas de Le Corbusier – “O meu Le Corbusier: a propósito das casas de Stuttgart de 1927”, Livraria INDEX, Porto, Abril de 2010.
-
Participação na Mesa Redonda sobre “A liturgia como programa de arquitectura” no Colóquio Internacional Made in Germany – Arquitectura+Religião, Goethe-Institut, Lisboa, Fevereiro de 2010.
-
Comunicação no Fórum Internacional de Tecnologia da Construção, TECCON 2009 sobre Tecnologia da Pré-fabricação, com o título “Tecnologia da Pré-fabricação”, organizado por GEQUALTEC-CEC-DEC-FEUP, FEUP, Dezembro de 2009.
-
Comunicação no 12.º Congresso dos Arquitectos sobre “Habilitação, Capacitação e Responsabilidade profissional”, Famalicão, Dezembro de 2009.
-
Comunicação no Fórum de Arquitectura Religiosa – Turel/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o título “Pertinência da Arquitectura Religiosa como Disciplina Lectiva”, Famalicão, Junho 2009.
-
Comunicação no III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja – Mecenas e Patronos – a Encomenda Artística e a Igreja em Portugal -, com o título “Arquitectura e Religião – patronato em itinerários periféricos”, Lisboa, Maio de 2009.
-
Conferência no Ciclo de Conversas sobre arquitectura da NAAV- Luz e matéria, com o título “Luz, penumbra e materialidade”, Aveiro, Maio de 2009.
-
Conferência na ETSAB com o Título “Work In Progress”, integrado no Workshop T’ETSAB, UPC, Figueres, la porta a Europa, Barcelona, 10 de Julho de 2008.
-
Conferência na Università Iuav de Venezia, com o título "I andati: silenzio, luce e evidenza, memoria”, Veneza, Itália, Novembro 2006. Titulo da Comunicação.
-
Comunicação no 7º Congreso de Arquitectura de Ávila, Otras Vias – Homenaje a Van der Laan, com o título “Tres proyectos para espacios religiosos”, Ávila, Espanha, Setembro 2006.
-
Conferência no Departamento de Arquitetura, Ciências e Tecnologia da Universidade Católica Portuguesa – Viseu, com o título “5 Projectos”, Viseu, 19 de Maio de 2006.
-
Conferência no MasP do Celsius Scrl, “Il Progetto dello Spazio Pubblico”, com o título “Projectos recentes: Capella, Casa degli Scout, Showroom, Monastero - Batalha”, Lucca, Itália, Outubro de 2005.
-
Conferência no ciclo de conferências Ort., Haus der Architektur, “Buildings in the name of god”, Graz, Áustria, Junho de 2005.
-
Comunicação no Seminário Internacional Exercício sobre a Luz, Luzboa, com o título “Cidade: Património e Valores”, Lisboa, 2003.
-
Comunicação no Terceiro Seminário DOCOMOMO Ibérico, Cultura: origem y destino del movimento moderno, com o título “Edifício do Cinema Batalha”, Porto, Novembro 2001.
-
Comunicação no ciclo de Cinema “Arquitectura: Documento & Ficção”, com o título “Le Corbusier II (1929-1937) de J. Barsac / Europa de Lars Von Trier”, no cinema Rivoli, Porto, em Outubro de 1999.
-
Comunicação nas Comemorações do Dia Mundial de Arquitectura, apresentando projectos de arquitectura recentes nas conferências sobre a Geração de 90, Lisboa, em Outubro de 1999.
-
Comunicação no ciclo de conferências sobre Keil do Amaral - A Arquitectura e a Vida, com o título “Missão Moderna”, Sede Ordem dos Arquitectos, Lisboa, Abril de 1999.
-
Conferência no I Encontro LusoEspanhol de Arquitectura promovido pela Fundação Duques de Soria, Universidade de Lisboa e Universidade de Salamanca, com o título “Convento e Centro Cultural Dominicano, Lisboa” (com J. Paulo Providência), Janeiro de 1997.
-
Comunicação nos colóquios Escola de Coimbra organizados pela Associação de Estudantes da Faup, Março de 1996.
-
Conferência no Ciclo Internacional de colóquios A Arquitectura na Cidade, realizados pela A.A.P., Lisboa, 20 de Novembro de 1990.
B) PRESENÇA EM CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS
-
Conferência 100 YEARS BAUHAUS – What interest do we take in Modern Movement today?, Organização DOCOMOMO Germany, RMB e Hochschule Ostwestfalen-Lippe OWL, em Werkstatt der Kulturen, Berlim, 01 de Março de 2019.
-
42nd IAHS World Congress on Housing, The housing for the dignity of mankind, organização Telematic University Pegaso, Centro de Congressos Frederico II, Nápoles, 10 - 13 de Abril de 2018.
-
V Congreso Internacional de Arquitectura Religiosa Contemporánea – CIARC - Arquitectura protestante y Modernidad Hitos, transferencias, perspectivas. Universidade de Santiago do Chile, Chile em 23 a 27 de Agosto de 2017.
-
14th International docomomo conference, Fundação Gulbenkian, Lisboa, 06 a 09 de Setembro de 2016.
-
Seminário Internacional Arquiteturas do MAR, da Terra e do Ar – arquitetura e urbanismo na geografia e na cultura – AEAULP, Lisboa entre 13 e 15 de Outubro de 2014.
-
Conferência Inaugural da Exposição de Arquitetura - Porto Poetic – Porto Poetic Talks, Organização OASRN, Biblioteca Almeida Garret, Porto, 05 de Março de 2014
-
Presença na conferência de Kenneth Frampton, Prémio Carreira Trienal de Arquitectura de Lisboa/ Millenniumbcp, Casa das Artes, 31 de Janeiro de 2014, Porto.
-
Seminário Internacional A cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a, organização OASRN, Casa das Artes Porto, Outubro de 2013.
-
“Porto Património Mundial: Reabilitação, Gentrificação, Turistificação” - Porto Património Mundial: boas práticas de reabilitação urbana – ICOMOS, Sala Passos Manuel, Porto, Outubro de 2013.
-
Congresso Ordem dos Arquitetos, Convento de S. Francisco, Lisboa em 04 e 05 de Julho de 2013.
-
Fórum de Arquitetura Religiosa: Novas (re)construções, novos desafios, Santuário do Sagrado Coração de Maria, Vila nova de Gaia, 7 e 8 de Junho de 2013.
-
Contentor e Conteúdo: intersecções entre Museologia e Arquitetura, FLUP, Porto, Maio 2013.
-
Semana da Reabilitação Urbana, iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo – SRU, Auditório da Sede da OE Norte, Porto, 3 a 10 de Abril 2013
-
Foro Mundial Porto 21 – cidades e desenvolvimento sustentável, Serralves, Porto, Abril de 2013
-
Conferência de Giorgio Piccinato “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”, Ciclo de conferências “A cidade Resgatada” – OASRN, Auditório de Serralves, Porto, 10 de Abril de 2013.
-
Conferência de Peter Hall, “London looks East: Docklands, Thames Gateway and the Stratford Olympics”, Ciclo de conferências “A cidade Resgatada” – OASRN, Auditório de Serralves, Porto, 6 de Março de 2013.
-
Cuidar das Casas 2 – A conservação do Património do Século XX, Organização do ICOMOS Portugal, FAUP, FEUP - FAUP, Fevereiro de 2013
-
Colóquio Internacional 74-14 / O SAAL e a Arquitectura #, Coimbra, Ces-Darq em 14 de Novembro de 2014.
-
Conferência do arquiteto Nuno Brandão Costa na Estratégia Urbana, Matosinhos, 8 de Novembro de 2012.
-
Seminário Internacional Palcos da Arquitetura, Organização da AEAULP, FAUTL, Lisboa, em 07 de Novembro de 2012.
-
Seminário internacional “Ensinar pelo Projeto” – organizado pelo Darq- FCTUC, Coimbra, 27-29 de Setembro de 2012.
-
Seminário Internacional sobre Reabilitação e Regeneração urbana, na Casa da Musica Porto, em 20 e 21 de Setembro de 2012. Evento realizado pela OASRN em colaboração com a OE/RN.
-
EURAU 12 – Espaço público e cidade contemporânea, Simpósio Europeu de Investigação em Arquitetura e Urbanismo, FAUP, Porto,12-15 de Setembro de 2012.
-
Colóquio Internacional Arquitetura: o Desenho no processo de Projeto, FAUP, Porto, Setembro de 2012.
-
Symposium Modern Catholic Space, Mount Street Jesuit Centre, conf. Londres, Dezembro 2011.
-
1.º Congresso Ibero-Latino Americano da Madeira na Construção, CIMAD 11, Departamento Eng. Civil – FCTUC, junho 2011.
-
Jornadas de Arquitetura …Saber considerar, saber ver e… Arquitetura, Universidade Lusíada – Famalicão, Abril 2011.
-
Convidado a participar no XXXIV Worl Congress of Vine and Wine, organizado pelo Ministério da Agricultura e Um Porto para o Mundo - Associação para o Congresso OIV 2011, Centro de Congressos da Alfândega, Porto, 20 a 27 de Junho de 2011.
-
Participação no Colóquio ODAM, Colectivo e singular, organizado pela OASRN, Porto, em 18 de Junho de 2011.
-
Convidado a participar no Seminário “Regionalização & Revisão Constitucional: que perspectivas?”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN, Porto, em 21 de Fevereiro de 2011.
-
Convidado a participar no III Encontro LusoEspanhol de Arquitectura promovido pela Fundação Duques de Soria, Universidade de Lisboa e Universidade de Salamanca, Salamanca,Outubro de 2002.
-
Convidado a participar no Seminário de Arquitectura Prototypo, Performing the city, Porto, Maio/Junho 2001.
-
Convidado a participar no II Encontro LusoEspanhol de Arquitectura promovido pela Fundação Duques de Soria, Universidade de Lisboa e Universidade de Salamanca, Salamanca, Outubro de 1998.
-
Participação no I Encontro de Arquitectos Galegos e do Norte de Portugal, Santiago de Compostela, Junho de 1995.
C) COMUNICAÇÕES, PALESTRAS, TERTÚLIAS E PARECERES
-
Participação no projeto “Porto Brutalista”, trabalho de investigação, análise e reflexão crítica em torno da linguagem brutalista na arquitetura portuguesa, organizado pela Circo de ideias – 10 obras século XX, 10 Obras Século XXI. Arranque do projeto e visita guiada à capela de Quebrantões com Ben Highmore - em 26 e 27 de Janeiro 2019.
-
Convidado como autor para a visita guiada no Open House Porto da Capela de Quebrantões e do Edifício de habitação coletiva em Canidelo, Vila Nova de Gaia, 1 e 2 de Julho de 2017.
-
Apresentação e debate do Projeto de Reabilitação da Igreja Paroquial de Oliveira do Douro – do século XVIII ao XXI –Centro Paroquial de O. Douro, Vila Nova de Gaia, em 10 de Fevereiro de 2017.
-
Debate LUX – OASRS, Convidado como orador no debate do lançamento do Escolha Arquitetura, Lisboa, 08.03.2016
-
Convidado como especialista para a Visita comentada no Open House do Porto sobre o edifício Miradouro, dos arquitetos David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva, 19.06.2016
-
Apresentação de Actos (im)próprios, Organização da OASRN, Passos Manuel, Porto em 17 Outubro de 2013.
-
Mesa de abertura da Exposição do Arquiteto Fernando Távora em Guimarães, Novembro de 2012.
-
Apresentação de Actos (im)próprios, Organização da OASRN, Passos Manuel, Porto em Outubro de 2012.
-
Mesa de encerramento no seminário APCGS - Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança - representando a OA, com comunicação sobre o papel dos arquitetos na segurança no trabalho. Fundação Cupertino de Miranda, Porto, 24 de Outubro de 2012.
-
Intervenção na inauguração da exposição “As areias do Mondego: da extração à construção” integrada no seminário PATRIMÓNIO & REABILITAÇÃO URBANA, 1a Edição - 18, 19 e 20 de Outubro 2012: Reabilitação Urbana: os centros históricos. Mosteiro de Santa Clara, Coimbra 19 de Outubro de 2012.
-
Integra a mesa de abertura e faz comunicação de apresentação do vencedor na 7a Edição do Prémio Távora, OA, Casa da Arquitetura e Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos, 01 de Outubro de 2012.
-
Mesa de abertura do Seminário Internacional sobre Reabilitação e Regeneração urbana, na Casa da Musica Porto, em 20 e 21 de Setembro de 2012. Evento realizado pela OASRN em colaboração com a OE/RN.
-
Palestra na Sessão de Abertura do III FÓRUM DE ARQUITECTURA RELIGIOSA – Novas (re)construções novas linguagens -, com o título “Viagens, viajantes e relatos da viagem religiosa”, organizado pela Turel I TCR – Turismo Cultural e Religioso, Póvoa do Varzim, 3 de Junho de 2011.
-
Participação na 28ª Tertúlia sobre Volumes e Formas – Arquitectura, promovida pela Fundação da Juventude no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, Porto, em 26 de Maio de 2011.
-
Integra a mesa de abertura e faz comunicação na 6ª Edição do Prémio Távora, com o título “A propósito do Prémio Távora – a viagem dos arquitectos”, OA, Casa da Arquitectura e Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos, 04 de Abril de 2011.
-
Participação na mesa de Abertura e comunicação no colóquio Cuidar das casas – a manutenção do património corrente, organizado pelo ICOMOS e FEUP, Porto, 25 de Fevereiro de 2011.
-
Participação na 22ª Tertúlia sobre “A Reabilitação dos Centros Históricos em Portugal”, promovida pela Fundação da Juventude no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, Porto, em 25 de Novembro de 2010.
-
Visita guiada com a Cultour, às obras realizadas em Oliveira do Douro para a Paróquia – Abril de 2008.
-
Palestra na Exposição HABITAR AGORA: Arquitectura Portuguesa da Nova Geração, Espaço A, Casa Municipal da Cultura Fernando Távora, Aveiro, Junho de 2007.
-
Participa como comentador nos Encontros de Arquitectura de Serpa, Serpa, Maio de 1997.
-
Realização de inúmeras cartas de recomendação no âmbito do trabalho académico ou profissional.
D) PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÕES
-
Participação na exposição “Retrato(s) da minha casa” Organização Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Círculo de Artes Plástica de Coimbra, no âmbito da 20.ª Semana Cultural da UC, Capela do Darq, inauguração 15 de Março 2018.
-
Seleção Estratégia Urbana para Exposição de 100 obras de arquitetura portuguesa dos últimos 20 anos: Capelas Mortuárias e Superfície comercial Minipreço em Vila Nova de Gaia. "Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade", Exposição e seminário no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, Brasil, 28, 29 e 30 de Outubro de 2013.
-
Promoção e organização da Exposição "Porto Poetic", no âmbito da OASRN em colaboração com a Fondazione La Triennale di Milano e curadoria de Roberto Cremascoli, Milão, Itália,entre 13 de Setembro de 2013 a 27 de Outubro de 2013 – OASRN. Em Janeiro de 2014, com a colaboração da CMP, esteve exposta na sala de exposição da Biblioteca Almeida Garret.
-
Exposição na Chiesa dello Spirito Santo , “Architetture”, Facoltà di Architettura "Aldo Rossi" di Cesena, Università "Alma Mater Studiorum" di Bologna, Cesena, 4/24 Junho de 2012.
-
Exposição Internacional Frate Sole - Fautl, Lisboa, Abril, 2011, com a Capela de Quebrantões (2002-2005).
-
Exposição Nacional de Arquitectura Habitar Portugal 2006/2008 com a obra “Superfície comercial”, Vila Nova de Gaia, OA, Espaço Multiusos da Marina de Cascais, Cascais, Outubro de 2009.
-
Exposição Internacional Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007, Lisboa, 2007, com a Capela de Quebrantões, V. N. Gaia.
-
Exposição Habitar Portugal, OA, Centro Cultural de Belém, Outubro 2006, com a Capela de Quebrantões, V. N. Gaia.
-
Exposição Des-Continuidades. Arquitectura Contemporânea Norte de Portugal. Centro de Exposições Fecomércio. São Paulo. Brasil. Setembro 2005 - Capela de Quebrantões.
-
Exposição de trabalhos de projecto no ciclo de conferências Ortz, Haus der Architektur, Graz, Junho de 2005. Exposição/instalação sobre as obras realizadas em Vila Nova de Gaia.
-
Exposição: Civilização do Habitar – a evolução dos interiores domésticos europeus, Câmara Municipal de Matosinhos, 2004, com a casa de Ofir (1996-2003).
-
Exposição Habitar Portugal, OA, Cordoaria Nacional, Fevereiro 2003, com a Casa dos Escuteiros, Vila Nova de Gaia.
-
Exposição de Arquitectura Portugal: Arquitectura do Séc. XX Esta Exposição será ainda exibida em Lisboa no centro Cultural de Belém em 1998, com o projecto para o Convento e Centro Cultural Dominicano.
-
Exposição de Arquitectura Portugal: Arquitectura do Séc. XX realizada em Madrid no Ministério do Fomento e integrada no programa de cultura portuguesa Miradas Atlânticas, promovido pelo Instituto de Arte Contemporânea em Fevereiro de 1998, por ocasião da ARCO 98, com o projecto para o Convento e Centro Cultural Dominicano.
-
Exposição Portugal: Arquitectura do Séc. XX realizada em Frankfurt em Outubro de 1997, com o projecto para o Convento e Centro Cultural Dominicano.
-
Exposição A Arquitectura na Cidade, realizada pela A.A.P., Lisboa, 1990, com a Habitação Unifamiliar em Barroselas (1986/87) e o Convento e Centro Cultural Dominicano (1989).
PUBLICAÇÕES
A) ÍNDOLE CIENTÍFICA E DE DIVULGAÇÃO
-
“R.A. : Desenho e construção como Laboratório de projeto”, in RUY D’ATHOUGUIA, p.20/22, Autoria de Graça Correia, Edições Afrontamento, Porto, Novembro de 2018. ISBN 978-972-36-1692-7.
-
“Reabilitação da fábrica Cerâmica antiga de Coimbra”, in A Escola de Coimbra - Catálogo da Exposição Escola de Coimbra, realizada no âmbito da programação convergente inserida na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra - Anozero'17, p. 80, Editor: CAPC - Círculo de Artes Plásticas | Anozero'17, Coimbra, 2018. ISBN:978-989-99917-5-0
-
“Resources for a new Visuality” – No centenário de Ruy Athouguia, testemunho sobre a sua obra, p. 86, 87, Do.co.mo.mo international - journal 57 - Modern Southeast Asia, Lisboa, Novembro 2017.
-
Capitulo “Agostinho Ricca – 1915-2010”, no livro “Agostinho Ricca – Arquitetura obra e desenho”, p.162/171, organização de Helena Ricca, Coordenação cientifica de Jacinto Rodrigues, Uzina Books, Lisboa, Dezembro de 2015.
-
“Arquitetura em tudo – experiência do presente para a construção do futuro”. In Viagem à América, pág. 15/21, edição coordenada por João Paulo Cardielos e Eduardo Mota Texto, Imprensa da Universidade de Coimbra, Abril de 2015.
-
“Arquitetura em tudo – Le Corbusier e as visões de futuro a partir de viagens por terra, mar e ar” – Arquiteturas do MAR, da Terra e do Ar – arquitetura e urbanismo na geografia e na cultura, Vol III, pag. 147/160, FAUTL, Lisboa, editor AEAULP, USA, 16 de Outubro de 2014.
-
“Teaching through the project design”, artigo na revista Joelho #04 Ensinar pelo Projeto. edarq, Coimbra, Abril de 2013.
-
“Experiência e conhecimento na arquitetura portuguesa do século XX – a viagem e o seu registo como argumento”, artigo na publicação do Seminário Palcos da Arquitetura, pag.523/533, Palcos da Arquitetura, AEAULP, Lisboa, Novembro de 2012. ISBN 978-972-9346-27-9.
-
“In Viaggio - Esperienza e conoscenza nell’architettura portoghese del XX secolo”, artigo na Revista Arquitettura 45, pag. 52/55, Cooperativa Libraria Universitaria Editrice Bologna, Bologna/Cesena, Junho de 2012. ISBN978-88-491-3659-3.
-
“Em viagem – experiência e conhecimento na arquitetura portuguesa do século XX”, artigo na revista Joelho #3 sobre Viagem-Memórias: Aprendizagens de Arquitetura. edarq, Coimbra, Abril de 2012.
-
“Prémio Pritzker 2011”, artigo para Diário de Noticias de 09 de Abril de 2011.
-
“A Propósito do Prémio Fernando Távora”, artigo na Arq & Design, Revista Bimestral, n.º02, JPJ Editora, Braga, Maio/Junho 2011.
-
“Fazer um percurso para voltar ao ponto de partida: Afinal o que é o ensino da arquitectura?” – ensino de arquitetura – Arquitetura 21, #13 Novembro/Dezembro 2010.
-
“Sobre a privacidade e o íntimo – a propósito da arquitectura de Armanda Abreu”, Prefácio do Livro Armanda Abreu – Arquitetura, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2010.
-
“Parque residencial da Boavista - O crepúsculo da cidade moderna”, Boletim da Ordem dos Arquitectos, nº. 206, Março 2010.
-
“Stitching Fields”, com Daniel Garcia-Escudero, artigo sobre o trabalho de investigação levado a cabo no Workshop T’ETSAB de 2008, in Figueres, la porta a Europa/ Figueres the gate to europe, Edicions ETSAB, Barcelona, 2009. ISBN 978-84-608-0927-2.
-
“Five Sugestions for a recently graduated architect: aspiration, seriousness, intensity, talent, diplomacy. Conversations”, in Giornale edito in occasione di “Learning, making, teaching architecture, Iuav 43, Università Iuav di Venezia, 2007.
-
“Capela de Quebrantões” - Artigo Sob a forma de entrevista escrita, II Prémio de Arquitectura Ascensores Enor 2006, Vigo, Novembro 2006.
-
“Gebäude im Namen Gottes/Buildings in the name of god”, Ort – Ort means Place, Site Location and More, HAD Dokumente Zur Architektur 19/20, ISBN 3-901 174-57-5, Graz, Áustria, 2005.
-
“Área Metropolitana de Lisboa”, artigo de apresentação das obras seleccionadas para a exposição Habitar Portugal 2000-2002. In Catálogo Habitar Portugal 2000-2002, Ordem dos Arquitectos, Instituto das Artes, Lisboa, Julho de 2004.
-
“Um território Próprio de Projecto”, recensão crítica ao Projecto de Hélder Ferreira publicado na Arquitectura e Vida, nº. 54, Lisboa, Outubro de 2004.
-
“3000 Caracteres sobre Emílio Tuñón + Luis Mansilla”, ecdj.6.7, e I d I arq, Departamento de arquitectura da FCTUC, Coimbra, 2003.
-
“Habitação Colectiva na Lisboa Moderna – Habitação Contemporânea – Formas de Habitar”, col. Paisagens Artificiais, Porto, 2003.
-
“De escola a Biblioteca”, recensão crítica à Obra de Graça Correia e Joaquim de Almeida, publicada na Arquitectura e Vida, nº. 44, Lisboa, Dezembro de 2003.
-
“A experimentação da Modernidade no Bloco Ouro de Mário Bonito” – Jornal dos Arquitectos, n.º 205, Março/Abril 2002.
-
“O habitar colectivo 1” – Jornal dos Arquitectos, n.º 204, Janeiro/Fevereiro 2002.
-
“Cinema Batalha” – Jornal dos Arquitectos, n.º 198, Nov/Dez 2001.
-
“Prédios de Rendimento”, Guia “Porto, 1901-2001 – Guia-Exposição de Arquitectura Moderna”, Ordem dos Arquitectos, Civilização, Porto 2001, S.A., 2001.
-
“Cinema Batalha”, Guia “Porto, 1901-2001 – Guia-Exposição de Arquitectura Moderna”, Ordem dos Arquitectos, Civilização, Porto 2001, S.A., 2001
-
“TAPE OU DESCUBRA AS DIFERENÇAS”, Edições D.A. FCTUC – ecdj.2, Debaixo da Telha nº2, 2000. Artigo sobre a Exposição dos trabalhos de Projecto realizados pelos alunos ao longo dos 10 anos da sua existência, Coimbra, 2000.
B) ÍNDOLE CIENTÍFICA SUJEITA A PRÉVIA AVALIAÇÃO
-
Paper com peer-review “Slum-Upgrading - a new place of architecture” em Atas do 42nd IAHS World Congress on Housing, The housing for the dignity of mankind, organização Telematic University Pegaso, Centro de Congressos Frederico II, Nápoles, 10 - 13 de Abril de 2018. ID 256. Co-autoria com Miriam Queiroz, candidata Programa de Doutoramento do DArq-FCTUC.
-
Paper aceite com peer-review Slum-Upgrading – a new place for architecture para a Conference and Publication Call “Health: The Design, Planning and Politics of How and Where We Live”, organização Amps – Architecture media politics society, University of the west of England, Bristol. Coautoria com Miriam Queiroz, ex-orientanda de Dissertação de Mestrado. Bristol, Reino Unido, em 25-26 de Janeiro de 2018.
-
Paper com Peer-review “Sacred Spaces – Meaning, Design, Construction”, em Atas do V Congreso Internacional de Arquitectura Religiosa Contemporánea - Arquitectura protestante y Modernidad Hitos, transferencias, perspectivas. Universidade de Santiago do Chile, Santiago, Chile 23-27 de Agosto 2017.
-
Paper aceite com peer-review “Housing - design, flexibility and constructive standard in XX century portuguese architecture”, para o The 40nd IAHS World Congress on Housing, Funchal, 16-19 Dezembro de 2014.
-
“A Viagem na Arquitectura Portuguesa do Século XX”, Resdomus, Revista de Cultura Arquitetónica, numero 1, FAUP, Porto, Outono 2014.
-
“Motivação e consequência da viagem na arquitectura de Le Corbusier: Viagem ao Oriente e América Latina”, artigo submetido para Cadernos PROARQ, 16-17, FAU-UFRJ, 2.º Semestre de 2011. ISBN 1679 – 7604.
-
“The effects of patronage on architectural production”, artigo aceite para comunicação no Symposium MODERN CATHOLIC SPACE, Nottingham Trent University a realizar entre 9 e 10 de Dezembro de 2011 no Mount Street Jesuit Centre, Londres.
-
“Construção em Madeira – pré-fabricação e arquitectura”, Livro de Resumos do 1.º Congresso Ibero-Latino Americano da Madeira na Construção, CIMAD 11, Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, Coimbra, Junho de 2011. ISBN 978-989-96461-2-4.
-
“A Viagem na Arquitectura Portuguesa do Século XX”, Resdomus, Plataforma editorial de cruzamento e de divulgação de cultura arquitectónica, http://www.resdomus.org, FAUP, Porto, 2011.
-
“O espaço de fronteira como gerador de urbanidade”, in Da baixa pombalina a brasília – iluminismo e contemporaneidade em países e espaços de língua portuguesa, Colecção PROARQ – Estruturas Urbanas, UFRJ-FAU, Rio de Janeiro, 2010. (c/. Nuno Miguel Travasso).
-
Paper com peer-review “The frontier as generator - The seafront of V.N.Gaia, Portugal”, PUBLIC Art Culture Ideas, Canadá. Aceite em Julho de 2010. Texto realizado em coautoria com o doutorando Nuno Travasso da FAUP.
-
“Utopia ou Pobreza – o Desenho da Cidade Moderna Portuguesa”, Actas do 1 Seminário Internacional Uma Utopia Sustentável – Arquitectura e Urbanismo no espaço lusófono: que Futuro?, Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa, Fautl, 19 a 23 de Abril de 2010, p.950-965. ISBN 978-972-9346-19-4.
-
“A miragem da cidade moderna na arquitectura portuguesa do pós-guerra” Seleccionado para o 8º Congresso DOCOMOMO BRASIL, Rio de Janeiro, 2009.
C) LIVROS
-
“Agostinho Ricca”, Verso da História, Vila do Conde, 2013, Livro integrado na coleção Arquitetos Portugueses, Série 2.
-
“José Fernando Gonçalves_Habitar” – Coleção “Arquiteturas”, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2007.
-
“Ser ou não ser moderno – considerações sobre a arquitectura modernista portuguesa" (trabalho apresentado para as provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica) - Editorial do Departamento de Arquitetura da FCT- Universidade de Coimbra, 2002.
D) COMPLEMENTARES
-
Texto de abertura do Catálogo da Exposição “Porto Poetic”, OASRN, AMAG Editorial SL, Porto, 2013. ISBN 978-989-97825-7-0
-
Entrevistas em vários jornais e televisões nacionais sobre temas da arquitetura portuguesa. – No período da presidência da OASRN
-
Entrevista sobre Arquitetura Contemporânea e o acesso ao mercado de trabalho, ao Jornal As Artes entre As Letras, Porto, 29 de Junho de 2011.
-
Entrevista sobre as construções da Parque Escolar ao programa de televisão Biosfera, emitido pela RTP2 (com várias repetições) em 24 de Abril de 2011.
-
Participação no documentário internacional com o Título “A Journey Through Contemporary architecture In Europe” integrado no projecto “You can be young and Architect Europe”, produzido por LAN Architecture e FAT CAT Films, Paris, Maio de 2010.
-
Reportagem no programa televisivo Arquitectarte, Produtora HOP, sobre o edifício “Superfície Comercial Minipreço”, RTP2, em 17 de Maio de 2009.
-
Reportagem no programa televisivo Arquitectarte, Produtora HOP, sobre o edifício “Capela de Quebrantões”, RTP2.
E) ARQUITETURA
-
Guia de arquitetura do Porto/Porto Architectural Guide - 1942-2017, Capela de S. José, Capelas Mortuárias, Supermercado Minipreço p.294, 295, 296, A+A Books, Lisboa, Janeiro de 2018. ISBN 978-989-98462-5-8.
-
Spazi e Immagini della fede, referência à Capela de Quebrantões, autor Severino Dianich, col. Teologia Saggi – Cittadella Editrice, Assisi, Fevereiro de 2015.
-
Malls & Department Stores Vol. 2 “Supermarket, Vila Nova de Gaia”, Livro coordenado por Chris van Uffelen, Braun Publishing AG, Switzerland, 2013.
-
Arquitettura 45 “José Paulo dos Santos / José Fernando Gonçalves – Architetture” – pag. 52/95, Cooperativa Libraria Universitaria Editrice Bologna, Bologna/Cesena, Junho de 2012. ISBN978-88-491-3659-3.
-
En Blanco 11, “Capela de Quebrantões, V.N.Gaia”, Valência, Espanha, que trata o tema "ARQUITECTURA SACRA”, Abril de 2012.
-
Hinge – Revista internacional. “José Fernando Gonçalves Arquitectos – Porto, Portugal” – artigo sobre a obra com vários projetos in Global Perspective, Hong Kong, Janeiro de 2012, vol.197. ISSN 1561-781-5.
-
Catálogo Prémio Secil de Arquitetura 2010, “Superfície Comercial em VNG”, OA e Secil, Lisboa, Dezembro de 2011.
-
BSI Swiss Architectural Award 2010, Mendrisio Academy Award, Silvana Editoriale, 2010 – Capelas Mortuárias, Showroom DouroLuz, Supermercado Minipreço, Vila Nova de Gaia.
-
Kortárs portugál építészet - Contemporary Portuguese Architecture, TERC Ltd, Budapest, Hungary, 2010 ISBN 978 963 9968 11 0 – Capelas Mortuárias e Casa dos Escuteiros.
-
ARCHIBOOK 60’ – Portuguese Architecture Generation, Trueteam, Cascais, 2009 – “Superfície comercial MINIPREÇO”, Vila Nova de Gaia.
-
IV Prémio de Arquitectura Ascensores ENOR 2008, Novembro 2009, Vigo – “Superfície comercial”, Vila Nova de Gaia.
-
HABITAR PORTUGAL 2006/2008, seleção MAPEI/Ordem dos Arquitectos, Lisboa, Outubro 2009 – “Superfície comercial”, Vila Nova de Gaia.
-
Arquitectura Portuguesa Contemporânea, edição dos CTT, 2008, Lisboa – Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
Concorso per il Nuovo Museo Diocesano di Milano, Catalogo dei progetti selezionati, Tecniche nuove, Milano – Urbano Center, 2008.
-
International Houses Atlas. Weltatlas zeitgenössischer Wohnhäuser (Gebundene Ausgabe), Feierabend Unique Books, Köln, 2008 – Casa de Ofir.
-
Wettbewerbe aktuell 12, Freiburg, Dezember 2007 - Diözesanmuseum Mailand/Diocesan Museum in Milan.
-
PÚBLICA, “Deus está na proporção e nos detalhes” – A igreja dos Dominicanos e outros exemplos de arquitectura religiosa em Lisboa, Lisboa, 23.12.2007.
-
BETONART – Beton ve Mimarlik/Concrete and Architecture, Nº14, Ilkbahar/SPRING 2007, ISTANBUL, TURQUIA, Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
a+u, Architecture and Urbanism, n.º 439, Tóquio, Abril de 2007, Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
Arquitectura Y Diseño, RBA Revistas, S.A. Nº72, Valência, Fevereiro de 2007 – Casa de Ofir.
-
II Prémio de Arquitectura Ascensores Enor 2006, Vigo, Novembro 2006 – Capela de Quebrantões e Showroom DouroLuz, Vila Nova de Gaia.
-
HABITAR PORTUGAL 2003/2005, Selecção Mapei/ Ordem dos Arquitectos, Lisboa, Outubro 2006 – Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
CASABELLA, Rivista Internazionale di Architettura, n.º744, Milão, Maio de 2006 – Showroom DouroLuz, Vila Nova de Gaia.
-
PISO Ciudad al Ras, Revista de Arquitectura y Cultura Urbana, nº 09, México, Inverno 2006 – Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
BEACH Houses, Feierabend, Berlim, 2006 – Casa de Ofir.
-
CASAS Contemporâneas, edições Caleidoscópio, Lisboa, Outubro de 2005. - Habitação Unifamiliar, Ofir.
-
CASABELLA, Rivista Internazionale di Architettura, n.º737, Milão, Outubro de 2005 – Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
DEScontinuidade – arquitectura contemporânea, norte de Portugal, Civilização Editora, Porto, Setembro de 2005 – Casa de Ofir e Capela de Quebrantões.
-
Do habitar, edições ESAD, Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos, 2005 - Casa de Ofir.
-
Ort. HDA Dokumente Zur Architektur, 19/20, Graz, 2005. Buildings in the Name of God – projectos e obras construídas em Vila Nova de Gaia para a Paróquia de Oliveira do Douro.
-
ARQUITECTURA EM LISBOA E SUL DE PORTUGAL DESDE 1974, Editorial Blau Lisboa, 2005 – Convento e Centro Cultural Dominicano.
-
30 EXEMPLOS, Arquitectura Portuguesa no Virar do Século XX, Relógio D’Água Editores, Novembro, 2004 – Artigo sobre as Capelas mortuárias.
-
Architekturführer, Christliche Sakaralbauten In Europa seit 1950, Prestel verlag, München, 2004 – Capelas Mortuárias.
-
Habitar Portugal 2000-2002, Ordem dos Arquitectos, Instituto das Artes, Julho de 2004, Lisboa – Sede dos Escuteiros, Vila Nova de Gaia.
-
CASABELLA, Rivista Internazionale di Architettura, n.º719, Milão, Fevereiro de 2004 – Habitação Unifamiliar, Ofir.
-
Anuário de Arquitectura 6, Loja da Palavra, Lisboa, 2003 – Sede dos Escuteiros, Oliveira do Douro, VNG.
-
TECHNIQUES & ARCHITECTURE, Hétérodoxie moderne, Portugal 2003, n.º 466, Paris, Junho/Julho de 2003 – Sede dos Escuteiros de Oliveira do Douro, VNG.
-
Prémio Secil Arquitectura 2002, Catálogo, Secil/OA, Lisboa, Janeiro de 2003 – Obra Finalista, Casa dos Escuteiros de Oliveira do Douro.
-
ARQUITECTURA VIVA, Monografias, n.º95, Madrid, Maio/Junho 2002. Número monográfico sobre Recintos Religiosos – Projeto da Capela Mortuária de Oliveira do Douro.
-
GUIA DA ARQUITECTURA MODERNA, PORTO, edições Asa, Porto, Outubro de 2002 - Projetos da Capela Mortuária e Sede dos escuteiros em Vila Nova de Gaia.
-
CASAS+INTERIORES, NORTE, edições Asa, Porto, Outubro de 2002 – Remodelação de dois apartamentos, Porto.
-
CASABELLA, Rivista Internazionale di Architettura, n.º700, Milão, Maio de 2002. Número sobre Arquitetura Portuguesa – Sede dos Escuteiros de Oliveira do Douro, VNG.
-
2G, Revista Internacional de Arquitectura, n.º20, Barcelona, 2001/IV. Número sobre Arquitectura Portuguesa, una nueva generatión – Capelas mortuárias e sede dos Escuteiros de Oliveira do Douro, VNG.
-
Jornal Expresso de 20 de Outubro de 2001 – Capelas mortuárias, VNG.
-
ARQUITECTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, 1991-2001, Edições Asa, Porto, 2001.
-
AREA, rivista di architettura e arti del progetto, nº56, Milão, Maio/Junho 2001 – Capelas mortuárias, VNG.
-
Arquitetura e Vida, nº.14, Lisboa, Março de 2001 – Capelas mortuárias, VNG.
-
Anuário de Arquitetura 4, Lisboa, 2000 – Capelas mortuárias, VNG.
-
Jornal o Independente, de 8 de Outubro de 1999 – Capelas mortuárias, VNG.
-
Portugal: Arquitetura do Séc. XX, Catálogo da Exposição realizada em Frankfurt em Outubro de 1997 com o projeto para o Convento Dominicano.
-
Catálogo Prémio Mies Van der Rohe, Comissão das Comunidades Europeias e Fundação Mies Van der Rohe – Barcelona, 1995. Convento Dominicano, em Lisboa.
-
Jornal Público de 30 de Outubro de 1994 – Convento Dominicano, em Lisboa.
-
BAU, Revista de Arquitetura, Urbanismo, Arte y Diseño. Numero com o tema Arquitectos de Oporto, nº10, Maio de 1994 - Convento Dominicano, em Lisboa.
-
Jornal Expresso, 7 de Maio de 1994 – Convento Dominicano, em Lisboa.
-
Jornal dos Arquitectos, nº131, Janeiro de 1994 – Projecto de Concurso para Adaptação de edifício existente a Museu Municipal de Coruche.
-
Exposição/CatálogoTendências, realizado pelo Clube Português de Artes e Ideias, 1991.
-
Architécti, nº11/12, Lisboa, Outubro/Dezembro de 1991 – Projecto de instalações industriais MAKTEK, Maia.
-
Jornal dos Arquitectos, nº 82, Dezembro de 1989 – Convento Dominicano, Lisboa.
PRÉMIOS
-
Finalista do Prémio Secil de Arquitetura 2011, com Superfície Comercial, Vila Nova de Gaia.
-
Finalista do BSI Swiss Architectural Award 2010, Mendrisio Academy Award, Silvana Editoriale, 2010 – Capelas Mortuárias, Showroom DouroLuz, Supermercado Minipreço, Vila Nova de Gaia. A presença portuguesa no prémio foi feita por prévia qualificação.
-
Finalista do Prémio de Arquitetura Ascensores Enor 2008, Vigo, com Superfície Comercial, Vila Nova de Gaia.
-
Menção honrosa no Concurso Internacional de arquitetura religiosa FRATE SOLE, Itália, 2008.
-
Finalista no Concurso para o Projeto do Museu Diocesano de Milão, Itália, 2007. Passagem à segunda Fase do Concurso com 10 finalistas. 6º Lugar na segunda fase do Concurso para o Projeto do Museu Diocesano de Milão, Itália, 2007
-
Finalista do Segundo Prémio de Arquitetura Ascensores Enor 2006, Novembro 2006, Vigo, com Capela de Quebrantões, Vila Nova de Gaia.
-
Finalista do PRÉMIO SECIL 2000,2001, com o Edifício da Sede dos Escuteiros, Vila Nova de Gaia.
-
Finalista do prémio Mies Van der Rohe de 1994, com o Projeto para o Convento e Centro Cultural Dominicano (com João Paulo Providência), Lisboa.